Em todo o universo abrangente da Gestão do Tempo, o item que julgo mais difícil de ser combatido é a falta de foco. Este problema é sutil, sorrateiro e precisa de uma grande força de vontade para ser vencido.

Uma recente pesquisa americana mostrou que um profissional só consegue permanecer focado numa tarefa por, no máximo, 11 minutos até que o telefone toque. Uma vez que ele para um trabalho, custa, em média, 25 minutos até que a atenção se volte à primeira tarefa. Isso pode levar a uma perda de até duas horas diárias devido à falta de foco.

Existem diversos fatores que podem levar à paralisação de uma atividade, entre eles o telefone, o e-mail, uma pessoa que chama você, à vontade de passear, tomar um café, falar ao telefone celular ou fazer qualquer outra atividade.

Podemos afirmar que a falta de foco é um dos maiores inimigos do trabalhador do século XXI. E manter o foco é um desafio grande na minha vida! Sempre gostei de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e ter em meu computador milhares de janelas abertas. Hoje, após estudar bastante sobre Gestão do Tempo, consegui minimizar o problema, mas ainda preciso lutar diariamente para não cair nas armadilhas da falta de foco…

O cérebro é facilmente atraído por acontecimentos ao seu redor – basta alguém no escritório iniciar uma música, um falatório ou alguma novidade e pronto! Essa era a desculpa que você precisava para fugir da atividade para algo mais interessante.

Veja algumas estratégias que você pode adotar para combater a falta de foco:

Priorize suas atividades

Todos os conceitos de administração do tempo levam você a ter um dia mais focado. É preciso se organizar, definir objetivos, se planejar e saber o que realmente precisa ser feito naquele dia. Liste todas as atividades e priorize-as numericamente. Siga esta ordem na execução das tarefas.

Operação Shutdown

Quando você precisar se focar em alguma atividade, desligue seu o telefone celular e o fixo, a televisão, o programa de mensagens instantâneas e os e-mails. Feche a porta e peça para ninguém incomodá-lo até terminar. Quanto mais você se afastar das possíveis interrupções, mais sucesso terá na sua concentração.

Para focar, crie um padrão

Você pode ritualizar a sua concentração. Escolha uma música tranquila da qual você goste e que o ajude a relaxar. Alguns estudos de super learning comprovam que a música barroca aumenta de três a quatro vezes a concentração e a capacidade de absorção do cérebro. Toda vez que precisar se focar ouça sempre a sua música que o ajuda a se concentrar. Isso criará uma “âncora auditiva” e o colocará em estado de concentração muito mais rapidamente.

Respire

Antes de iniciar seu trabalho, relaxe por alguns minutos. Comece a respirar profundamente algumas vezes. Concentre-se apenas na sua respiração e no seu corpo. Deixe sua mente fluir naturalmente. A pressão diária acaba aumentando nossa adrenalina e deixando nosso ritmo mais ansioso e agitado, o que propicia a falta de foco. Quando você respira e relaxa diminui sua ansiedade e aumenta sua capacidade de concentração.

Feche o seu e-mail

Deixar o e-mail aberto durante todo o dia é um vício perigoso, e posso afirmar que é um dos maiores causadores da falta de foco. Estabeleça horário durante o dia para ler seus e-mails e não deixe que a cada mensagem a sua atenção seja desligada.

Pare um pouco e analise o momento anterior à leitura deste artigo.

Como você tem se concentrado?

Que tal ganhar alguns minutos preciosos no seu dia sendo mais focado?

Já estamos em 2007…

Quando você vai começar a focar no que é realmente importante na sua vida?

Por *Christian Barbosa / RH Online.

*Christian Barbosa é especialista em Produtividade Pessoal e Empresarial. Conferencista, empreendedor, sócio da POPCOM Blue Eagle e da Tríade do Tempo, é Master Practtioner em Programação Neurolinguística e facilitador do Programa de Empreendedores do Sebrae/Onu – Empretec. É também facilitador da FranklinCovey Brasil e escritor.

<< VOLTAR PARA A PÁGINA ANTERIOR

Artigos ou Dicas Relacionadas